sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Origem do Orixá

Niger, o mais importante rio da Nigéria, ficou conhecido como
"Odo Oya", por espalhar-se por diversas cidades, atravessando todo o país. Em Yorubá, "Ya" significa rasgar, espalhar. Segundo a mitologia yorubana, é no rio Niger a morada da mais poderosa mulher da África: `yá Mésan-Yansan.
Seu poder se manifesta por meio das tempestades, por isso ela é a rainha dos raios e ventanias.
Características:
Yansã-Oyá, é mulher guerreira, estando na batalha, está feliz. Gosta das guerras e das conquistas. Do mesmo modo, sabe ser terna e mostrar seu amor e alegria, mas se for contrariada, mostra toda sua raiva. Apesar de ser um orixá feminino, é aquela que sai em busca do seu sustento.Yansã também é mulher sensual e ardente, sabendo ser feminina na medida, mostrando forte atração pelo sexo oposto.
21 Intermediárias:
*sete trabalham auxiliando os orixás que regem os pólos positivos,que aplicam a lei de acordo com a justiça Divina,utilizando os aspectos positivos de Oyá.
*sete auxiliam os orixás que regem os pólos negativos,que aplicam as leis segundo seus princípios,utilizando os aspectos negativos de Oyá.
*sete auxiliam nas faixas neutras planetárias,que são regidas pelos princípios da lei,encaminhando seres para vibrações negativas ou positivas.

Um comentário:

google disse...

estou felis por ter este privilejo de ter ela como minha santa e minha mae sou de oya ate meus osso e dela amo amo amo de coraçao